7 de mai. de 2023

Perplexity me deixou entusiasmado.

 

Perplexity (https://www.perplexity.ai/) é uma ferramenta de IA com muitas vantagens em relação ao ChatGPT na hora de fazer buscas acompanhadas de referências. A conheci através de um vídeo curto da espanhola Meritxell Viñas, de TotemGuard.

Para testar repliquei as mesmas perguntas que eu tinha feito antes para o ChatGPT em relação com uma pesquisadora brasileira que trabalha com leitura. O ChatGPT, na sua versão 3.5, "alucinou" (inventou) bastante nas respostas, mas a versão 4, mais recente, comunicou que não conhecia essa pessoa, algo que considero que é melhor que inventar o que está dizendo. O Perplexity, pelo contrário, conseguiu responder decentemente as mesmas perguntas citando as fontes utilizadas. 

Podem ver a interação com Perplexity  aqui 

As fontes e referências que Perplexity oferece são reais, não como fez nos testes o ChatGPT que as inventa.

As respostas de Perplexity são concisas, objetivas e muito mais diretas que o ChatGPT que vai te enrolar em uma polida conversa. 

São vários os aspectos muito interessantes e com grande potencial pedagógico que eu vejo em Perplexity:

1- Perplexity seleciona referências recentes e/ou relevantes.

2- As referências ou recursos utilizados podem ser consultados.

3. Depois de dar as respostas mostra outras perguntas possíveis ou sugestões de temas relacionados. Isto é muito importante porque permite que os alunos continuem aprofundando no conhecimento do tema em questão.

Podemos somar na lista um outro diferencial importante. Seu acesso fácil, pois Perplexity não precisa de inscrição ou login para ser usado.   

O fato de não ter que fazer um cadastro para usar o chatbot tem grande valor. Dessa forma evitamos ter que oferecer os dados dos nossos alunos para um uso eventual da ferramenta em uma aula. Podemos compartilhar depois, por meio de um link, as interações que foram geradas.

Nas interações, o chatbot conseguiu compreender sem problemas meus pedidos, apesar de alguns erros propositais nas perguntas que realizei. Isso é mais um ponto positivo que pode ajudar os alunos, pois é muito comum não saber o nome exato do pesquisador ou do conceito que estamos procurando.

Devo salientar que as respostas não são tão completas quanto eu tivesse gostado, mas o resultado é confiável e bastante diferente do que encontrei com o ChatGPT que precisa de muito senso crítico e cuidado pela parte do usuário, como mencionei em outro texto

"Queremos avançar na maneira como as pessoas descobrem e compartilham informações" é o slogan, muito pertinente, do time desenvolvedor do Perplexity.

Acho que os professores precisam urgentemente ver como utilizar esses recursos e possibilidades nas práticas pedagógicas, pois nossos alunos vão usar ferramentas como essa nas tarefas de casa, querendo você ou não. 😉

O que vocês acham de tudo isso?

Já visualizei várias possíveis atividades com Perplexity que vou colocar em prática logo logo.



4 comentários:

Anônimo disse...

Amei! 🌟

Gonzalo Abio disse...

KORAISHI, Osama. Teaching English in the Age of AI: Embracing ChatGPT to Optimize EFL Materials and Assessment. Language Education & Technology (LET Journal), v. 3, n. 1, p. 55-72, 2023.
https://langedutech.com/letjournal/index.php/let/article/view/48

Gonzalo Abio disse...

Sobre IA: 😉 (1) *De la pizarra al algoritmo: cómo la inteligencia artificial está cambiando la forma de aprender y de enseñar*. RTVE, 27-03-2023.
https://www.rtve.es/noticias/20230527/como-inteligencia-artificial-chatgpt-estan-cambiando-ambito-educativo/2447088.shtml

(2) *Del mito de Frankenstein a las leyes de Asimov: cuáles son los riesgos reales de la inteligencia artificial*
10.05.2023
https://www.rtve.es/noticias/20230510/riesgos-inteligencia-artificial-mito-frankestein-leyes-asimov/2443333.shtml

Gonzalo Abio disse...

Um texto muito interessante e completo: Cinco mudanças da inteligência artificial na pesquisa científica. E cinco paradoxos envolvidos nisso. Fonte: Rafael Cardoso Sampaio e Rafael Perich. Piauí. 19 maio 2023.
https://piaui.folha.uol.com.br/cinco-mudancas-que-inteligencia-artificial-causara-na-pesquisa-cientifica/