Sei que não é fácil compreender, descrever e utilizar na prática as três metafunções da Gramática de Design Visual (GDV) de Kress e Van Leeuwen.
Por isso, elaborei com IA um podcast que deve auxiliar meus alunos que estudam a disciplina de multimodalidade. No áudio, os locutores, que falam um português melhor que o meu, mencionam vários exemplos presentes em artigos que colocarei nas referências no final.
Escute a continuação o podcast e, ao mesmo tempo, analise este esquema-síntese e os exemplos abaixo que são descritos no áudio.
O podcast ajudou? Conseguiu compreender melhor as metafunções da GDV? Pode deixar seus comentários na parte inferior deste post.
Esse áudio foi construído pelo NotebookLM com as opções que tem na aba "estúdio", com fontes seleccionadas por ele e outras incluídas por mim.
Devo comentar que o vídeo, que é outra das opções disponíveis na mesma aba, não ficou muito bom, por conta de algumas imagens que não apareceram nas descrições, mas este áudio, somado às ajudas visuais que coloquei aqui, deve contribuir para a melhor compreensão deste difícil tema.
Na mesma aba "Estúdio" o estudante pode preparar outros recursos para estudar e aprender melhor o tema, com base nas fontes subidas ou procuradas pelo sistema.
Por último, devo comentar que o podcast foi gerado, inicialmente, em formato mp4. Para deixar mais fluido o processo, passsei o arquivo para mp3. Fora disso, em resumo, considero positivas estas novas possibilidades integradoras, com possibilidades de análise "de baixo para cima", que oferece o NotebookLM.
Referências utilizadas no podcast
CORDEIRO, Jessé; SANTOS,
Eudes. Práticas de leitura orientadas pela BNCC e sua relação com as
metafunções da Gramática do Design Visual. Revista do Sell, v. 13, n. 1, p. 116-138, 2024. https://doi.org/10.18554/rs.v13i1.7776
SANTOS,
Zaira Bonfante dos; NEPOMUCENO, Arlete Ribeiro; PAES, Vera Lúcia Viana
de; SANTOS, Karla Mariana Souza e. Representações multimodais em peças
publicitárias da Pantene. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 45, n. 1, e62732, 2023. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v45i1.62732
TAMANINI-ADAMES, Fatima Andreia. Multimodalidade em reportagem: Metafunção ideacional/representacional e gênero social na mídia. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 9, n. 1, 2011. https://doi.org/10.21709/casa.v9i1.4421
Outras referências
ABIO, Gonzalo. Gramática del Diseño Visual. Curso de infografía para profesores de español en Brasil. Módulo 4, 2018. https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552805
FERNANDES, Cláudia Regina Ponciano; ARAGÃO, Keila Gabryelle Leal. Por uma abordagem funcional e multimodal para estudos linguísticos: das funções de Jakobson às metafunções de Halliday, Kress e Van Leeuwen. Revista da Anpoll, v. 53, n. 1, p. 128-145, 2022. https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i1.1488
NEPOMUCENO, Arlete Ribeiro; PAES, Vera Lúcia Viana de. Gramática sistêmico-funcional & gramática do design visual: metafunções da linguagem na análise do gênero publicitário digital. Confluência, p. 296-328, 2019. https://doi.org/10.18364/rc.v1i56.235
SILVA, Débora Brenda Teixeira; BARBOSA, José Roberto Alves. Gramática do Design Visual: uma análise da metafunção representacional em charges acerca do racismo. COLINEARES, v. 8, n. 1, p. 90-109, 2021. https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/3475
SILVA, Maria Gorette Andrade; RODRIGUES, Linduarte Pereira. Cores, Texturas e Tipografia: Desenvolvendo A Competência Leitora por meio de Recursos Multimodais. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 61, n. 1, p. 265-275, 2022. https://doi.org/10.1590/01031813913511520210121

Nenhum comentário:
Postar um comentário