Martin, Gezer e Ceviker (2025) realizaram uma revisão sistemática, na qual examinaram 307 artigos sobre fatores que influenciam a integração da tecnologia na escola. A integração da tecnologia pelos professores foi observada através de uma lente multidimensional que incluiu quatro dimensões: escola, aluno, professor e tecnologia. Essas quatro dimensões incluíram 11 fatores e 47 subfatores: fatores relacionados à escola (histórico da escola, cultura, apoio, currículo e ensino); fatores relacionados ao aluno (demografia do aluno, fatores afetivos, cognitivos e comportamentais); fatores relacionados ao professor (histórico do professor, fatores afetivos e cognitivos); e fatores relacionados à tecnologia (facilidade de acesso e uso da tecnologia).
Os resultados foram resumidos nesta imagem:
fonte da imagem: Martin, Gezer e Ceviker (2025, p. 25)
A mesma imagem traduzida:
Implicações para a prática
Este esquema pode servir para professores, administradores, formadores de professores e tecnólogos.
Professores. Os professores podem analisar os vários fatores que são críticos para a integração da tecnologia, tanto em termos de apoio como de obstáculo no seu contexto. Por exemplo, na dimensão dos alunos, ao ensinar alunos mais jovens, os professores podem ser obrigados a utilizar abordagens mais estruturadas e menos dependentes da tecnologia.
No entanto, a integração da tecnologia é eficaz quando existe alinhamento com os objetivos pedagógicos e quando os alunos estão motivados. A integração da tecnologia também é útil para envolver os alunos por meio da aprendizagem prática com a tecnologia. Na dimensão do professor, os fatores relacionados ao histórico do professor podem informá-lo sobre as características e os conhecimentos necessários para integrar a tecnologia com sucesso.
Os professores podem analisar especificamente as outras variáveis relacionadas ao professor para examinar sua posição em relação às variáveis afetivas e cognitivas relacionadas à integração da tecnologia. Por exemplo, as crenças e percepções do professor, confiança, autoeficácia, motivação, prontidão, entusiasmo pela tecnologia, conhecimento e habilidades, raciocínio pedagógico e alinhamento curricular influenciam a integração da tecnologia.
Administradores. Os administradores podem oferecer apoio, especialmente em variáveis relacionadas à escola, como apoio, cultura, currículo e ensino. Por exemplo, na dimensão escolar, a infraestrutura e a disponibilidade de recursos da escola, a cultura escolar, a influência dos colegas, o apoio dos colegas e da liderança, a autonomia dos professores e a redução da carga de trabalho são fundamentais para a integração da tecnologia.
No entanto, turmas maiores limitam a integração da tecnologia de forma eficaz. As políticas, por outro lado, tiveram resultados mistos, por isso é importante ter políticas escolares de apoio e não políticas que sejam obstáculos para a integração da tecnologia pelos professores. Eles também podem levar em consideração as variáveis do contexto escolar ao decidir sobre a tecnologia a ser adquirida para suas escolas.
Tecnólogos. Os tecnólogos educacionais ou facilitadores de tecnologia que apoiam os professores podem encontrar maneiras significativas de integrar a tecnologia na sala de aula, usando esses resultados para informar quais fatores apoiam a integração da tecnologia e quais podem ser um desafio. Os tecnólogos podem recomendar tecnologias que sejam fáceis de acessar, fáceis de usar e que evitem lesões, pois as descobertas sugerem que fatores como propriedade da tecnologia, conectividade confiável, tecnologias fáceis de usar e priorização do conforto e da segurança do usuário na dimensão tecnológica são requisitos para que os professores integrem a tecnologia de maneira eficaz. É importante que os tecnólogos selecionem tecnologias que atendam a esses critérios. Além disso, o apoio e o desenvolvimento profissional são essenciais para a integração da tecnologia pelos professores, o que os tecnólogos podem fornecer.
Formadores de professores. Além disso, os formadores de professores podem usar essas descobertas para incluir em cursos de formação de professores em serviço, para que os professores em treinamento possam estar mais bem preparados para integrar a tecnologia na sala de aula. Fatores relacionados às características dos professores e dos alunos sobre quando a integração da tecnologia é eficaz são importantes para os professores em serviço estarem cientes antes de integrar a tecnologia na sala de aula (Martin; Gezer; Ceviker, 2025, p. 26-27).
Referência
MARTIN, Florence; GEZER, Tuba; CEVIKER, Elife. Exploring multidimensional factors influencing teachers’ technology integration in K–12 education: A systematic review. Journal of Research on Technology in Education, p. 1-35, 2025. https://doi.org/10.1080/15391523.2025.2534951
Nenhum comentário:
Postar um comentário