Infante-Moro et al. (2025) utilizaram o método Delphi para realizar com quinze professores expertos três rodadas de discussão e refinamento de um questionário até chegar numa lista final de recomendações importantes que devem ser levadas em consideração sobre o uso pedagógico e responsável da Inteligência Artificial nas universidades.
Pela importância da lista e pensando que a minha universidade ainda não tem normas claras sobre este tema, reproduzo aqui a tradução dela, pois pode ajudar e orientar na construção dessas normas, assim como servir de discusão nas diversas unidades respeitando as especificidades de cada curso.
SEÇÃO 1. Princípios gerais
1. Ética e responsabilidade: Promover o uso ético, legal e transparente das ferramentas de IA, respeitando a privacidade e os direitos autorais.
2. Complementaridade: A IA não substitui o ensino ou o pensamento crítico, mas atua como uma ferramenta de apoio.
3. Acessibilidade e equidade: Promover o acesso equitativo às ferramentas de IA, evitando a criação de divisões digitais entre os alunos.
SEÇÃO 2. Papel do professor
4. Instrutor de IA: apresentar aos alunos o uso responsável e crítico de ferramentas como ChatgPT, Copilot, Grammarly, etc.
5. Guia de aprendizagem: ensinar quando e como usar a IA para aprimorar a aprendizagem sem se tornar dependente.
6. Modelar boas práticas: demonstrar em sala de aula como a IA pode ser usada para pesquisar, organizar ideias, melhorar a redação ou programar, sem substituir o esforço individual.
SEÇÃO 3. Aplicações pedagógicas recomendadas
No planejamento e na elaboração das aulas:
7. Utilize a IA para gerar ideias de atividades, resumos de textos ou planos de aula.
8. Solicite apoio para criar bancos de perguntas (após revisão e validação).
Na avaliação:
9. Introduza ferramentas de IA para auxiliar no feedback formativo. Por exemplo, verificando o estilo ou a consistência.
10. Avalie tarefas que explorem a interação crítica com a IA. Por exemplo, comparando uma resposta gerada pela IA com uma escrita pelo aluno.
Na sala de aula:
11. Incentive o uso da IA em debates sobre questões atuais, análise de texto, criação de argumentos, etc. Por exemplo, verificando o estilo ou a consistência.
12. Estimule a cocriação entre professor, aluno e IA. Estimule a cocriação entre professor, aluno e IA.
SEÇÃO 4. Treinamento do aluno
13. Aumentar a conscientização sobre os limites da IA: preconceitos, desinformação, alucinações (erros).
14. Oferecer treinamento em técnicas eficazes de solicitação e análise crítica de respostas.
15. Promover a autoria pessoal: reforçar a importância do pensamento pessoal, da citação adequada e da reflexão individual.
SEÇÃO 5. Aspectos a evitar
16. Uso cego ou automatizado de respostas geradas por IA sem revisão.
17. Promoção de práticas desonestas: como usar IA para escrever redações, fazer provas ou gerar tarefas sem supervisão.
18. Dependência excessiva da IA no treinamento de professores sem verificar a qualidade do conteúdo.
SEÇÃO 6. Recomendações para avaliação com IA
19. Incluir tarefas que exijam reflexão pessoal sobre as respostas da IA.
20. Use rubricas que avaliem o processo de pensamento, a justificativa e a revisão crítica.
21. Crie atividades que integrem a IA como um recurso, não como uma solução.
SEÇÃO 7. IA como competência profissional
22. Integre o uso da IA em contextos da vida real: geração de relatórios, redação de e-mails, design de apresentações, análise de dados, etc.
23. Exponha os alunos às ferramentas usadas no local de trabalho: Copilot, Notion AI ou assistentes em pacotes de escritório.
23. Exponha os alunos a ferramentas utilizadas no local de trabalho: Copilot, Notion AI ou assistentes em pacotes de escritório (Google, Microsoft).
24. Desenvolva atividades que simulem ambientes de trabalho utilizando IA como parte do fluxo de trabalho.
SEÇÃO 8. Recursos e ferramentas sugeridos
25. Sugira recursos e ferramentas de IA adequados com base na tarefa em questão.
SEÇÃO 9. Considerações finais
26. Estabeleça uma política clara sobre o uso da IA desde o início do curso: o que é permitido e o que não é.
27. Inclua uma seção sobre IA nos guias de ensino e nas rubricas de avaliação.
28. Promova uma cultura de inovação responsável: onde alunos e professores aprendem juntos sobre os desafios e oportunidades da IA.
Referência
INFANTE-MORO, Alfonso; INFANTE-MORO, Juan Carlos; GALLARDO-PÉREZ, Julia; AL-HAIMI, Basheer. Criteria related to the pedagogical and responsible use of artificial intelligence in university teaching. Campus Virtuales, v. 14, n. 2, p. 209-219, 2025. http://dx.doi.org/10.54988/cv.2025.2.1743
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