22 de mai. de 2025

Usos da Inteligência Artificial generativa na docência. Um esquema-base.


Este esquema foi elaborado a partir da segunda metade de 2024 para introduzir o tema com alunos ou para eventos formativos com docentes. 

Os usos da IA generativa na educação é um campo muito dinâmico, com mudanças constantes. Por isso não gosto de pensar em propostas fechadas. 

Sintam-se à vontade para perguntar, opinar, alterar ou sugerir mudanças e melhorias, pois uma proposta como essa pode ser tomada da forma como está ou adaptada para os objetivos de cada um.

Leituras complementares

CASSANY, Daniel. (Enseñar a) leer y escribir con inteligencias artificiales generativas: reflexiones, oportunidades y retos. Enunciación, v. 29, n. 2, p. 320-336, 2024. https://doi.org/10.14483/22486798.22891 

PATTIER, Daniel; REDONDO-DUARTE, Sara. La vida online, la inteligencia artificial y su lectura pedagógica. Márgenes. Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 6, n. 1, p. 28-45, 2025. https://doi.org/10.24310/mar.6.1.2025.20784
Contém uma lista de usos da IA na educação (em espanhol)

CHALLCO, Geiser Chalco; CRUZ, Wilmax Marreiro; ISOTANI, Seiji; BITTENCOURT, Ig Ibert. Inteligência Artificial Generativa na Educação. Maceió, IA.EDU/NEES, 2024. https://iaedu.nees.ufal.br/wp-content/uploads/2025/04/NT-1-Inteligencia-Artificial-Generativa-na-Educacao.pdf 
Mostram exemplos de prompts (comandos) e recomendações para oito cenários de aplicação da IA na educação.

CHOI, Ka Yan; WU, Chenze; MOORHOUSE, Benjamin Luke. Exploring the Use of Generative Artificial Intelligence (GenAI) in English Language Teaching: Voices from In-Service Teachers at  an Early-Adopting Hong Kong Secondary School. Technology in Language Teaching & Learning, v. 7, n. 2, 102516, 2025. https://doi.org/10.29140/tltl.v7n2.102516
Neste artigo os autores analisaram os usos que fazem da IA generativa três profesores que ensinam inglês em Hong Kong, assim como suas vantagens e desvantagens. 

MOREIRA, José António; DIAS-TRINDADE, Sara; KNUPPEL, Maria Aparecida; SERRA, Ilka Marcia Ribeiro de Souza. Quadro de referência das competências pedagógico-digitais de professores: pedagogical digcompedu reloaded. São Luis: EDUEMA, 2024. https://www.uvpr.pr.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/PED_DIGCOMPEDU_RED24_final_PTBrasil_14ago.pdf
Este framework (Pedagogical DigCompEdu Reloaded) incorpora as novas possibilidades da IAgen às quatro dimensões do Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores (DigCompEdu).  

SALIH, Sayeed et al. Transforming education with AI: A systematic review of ChatGPT's role in learning, academic practices, and institutional adoption. Results in Engineering, v. 25, p. 103837, 2025. https://doi.org/10.1016/j.rineng.2024.103837 

SOLAK, Ekrem. Revolutionizing language learning: How ChatGPT and AI Are changing the way we learn languages. International Journal of Technology in Education, v. 7, n. 2, p. 353-372, 2024. https://doi.org/10.46328/ijte.732

SOLAK, Ekrem. SOLAK, Ekrem. Redefining Language Education in the Digital Age: The ChatGPT Pedagogy. In: International Conference on Information and education Innovations (ICIEI-24), 2024, p. 23-28. https://www.researchgate.net/profile/Ekrem-Solak/publication/394420506_Redefining_Language_Education_in_the_Digital_Age_The_ChatGPT_Pedagogy/links/68983d48d3c4ac316e2f2f59/Redefining-Language-Education-in-the-Digital-Age-The-ChatGPT-Pedagogy.pdf 

Material relacionado: Lista com artigos sobre IA no ensino de línguas e na educação [link].  


5 comentários:

Gonzalo Abio disse...

Un buen complemento a estas ideas: MARTÍ, Jordi. Veintidós cosas que una IA ya hace mejor que muchos pedagogos (y sí, también cumple la normativa). XarxaTIC, 24/06/2025. https://xarxatic.com/veintidos-cosas-que-una-ia-ya-hace-mejor-que-muchos-pedagogos-y-si-tambien-cumple-la-normativa/

Gonzalo Abio disse...

Recomendações da Comissão Permanente de IA da UFMG sobre uso da IA : https://www.ufmg.br/ia/recomendacoes/

Gonzalo Abio disse...

ARIAS ORTIZ, Elena; CASTRO VERGARA, Nicolás; FORERO PABÓN, Tatiana et al. Inteligencia artificial y educación: construyendo el futuro mediante la transformación digital. NOTA TÉCNICA No IDB-TN-03122. Banco Interamericano de Desarrollo División de Educación, abril de 2025. https://doi.org/10.18235/0013500

Gonzalo Abio disse...

CHOI, Yoonsung. Integrating ChatGPT into the Design of 5E-Based Earth Science Lessons. Education Sciences, v. 15, n. 7, p. 815, 2025. https://www.mdpi.com/2227-7102/15/7/815

LIN, Xinyi. Exploring How English Teachers Can Integrate Generative AI into English Language Teaching. Arts, Culture and Language, v. 1, n. 3, 2025. http://dx.doi.org/10.61173/xbe84g72

YANTI, Nafri et al. Indonesian Teachers' Roles in Designing and Utilizing AI-Powered Animated Videos: A Case Study on Classroom Practices and Character Development. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 24, n. 6, 2025.
https://doi.org/10.26803/ijlter.24.6.38

Gonzalo Abio disse...

Conselho Nacional de Educação prepara normas para uso de IA por professores
Objetivo é criar uma espécie de marco regulatório inédito do uso das ferramentas a ser aplicado em cursos de formação de professores ICL Notícias, 15/07/2025. https://iclnoticias.com.br/conselho-nacional-de-educacao-normas/