Este esquema foi elaborado a partir da segunda metade de 2024 para introduzir o tema com alunos ou para eventos formativos com docentes.
Os usos da IA generativa na educação é um campo muito dinâmico, com mudanças constantes. Por isso não gosto de pensar em propostas fechadas.
Sintam-se à vontade para perguntar, opinar, alterar ou sugerir mudanças e melhorias, pois uma proposta como essa pode ser tomada da forma como está
ou adaptada para os objetivos de cada um.
Leituras complementares
PATTIER, Daniel; REDONDO-DUARTE, Sara. La vida online, la inteligencia artificial y su lectura pedagógica. Márgenes. Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v. 6, n. 1, p. 28-45, 2025. https://doi.org/10.24310/mar.6.1.2025.20784
Contém uma lista de usos da IA na educação (em espanhol)
CHALLCO, Geiser Chalco; CRUZ, Wilmax Marreiro; ISOTANI, Seiji; BITTENCOURT, Ig Ibert. Inteligência Artificial Generativa na Educação. Maceió, IA.EDU/NEES, 2024. https://iaedu.nees.ufal.br/wp-content/uploads/2025/04/NT-1-Inteligencia-Artificial-Generativa-na-Educacao.pdf Mostram exemplos de prompts (comandos) e recomendações para oito cenários de aplicação da IA na educação.
CHOI, Ka Yan; WU, Chenze; MOORHOUSE, Benjamin Luke. Exploring the Use of Generative Artificial Intelligence (GenAI) in English Language Teaching: Voices from In-Service Teachers at an Early-Adopting Hong Kong Secondary School. Technology in Language Teaching & Learning, v. 7, n. 2, 102516, 2025. https://doi.org/10.29140/tltl.v7n2.102516
Neste artigo os autores analisaram os usos que fazem da IA generativa três profesores que ensinam inglês em Hong Kong, assim como suas vantagens e desvantagens.
MOREIRA, José António; DIAS-TRINDADE, Sara; KNUPPEL, Maria Aparecida; SERRA, Ilka Marcia Ribeiro de Souza. Quadro de referência das competências pedagógico-digitais de professores: pedagogical digcompedu reloaded. São Luis: EDUEMA, 2024. https://www.uvpr.pr.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/PED_DIGCOMPEDU_RED24_final_PTBrasil_14ago.pdf
Este framework (Pedagogical DigCompEdu Reloaded) incorpora as novas possibilidades da IAgen às quatro dimensões do Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores (DigCompEdu).
Material relacionado: Lista com artigos sobre IA no ensino de línguas e na educação [link].
4 comentários:
Un buen complemento a estas ideas: MARTÍ, Jordi. Veintidós cosas que una IA ya hace mejor que muchos pedagogos (y sí, también cumple la normativa). XarxaTIC, 24/06/2025. https://xarxatic.com/veintidos-cosas-que-una-ia-ya-hace-mejor-que-muchos-pedagogos-y-si-tambien-cumple-la-normativa/
Recomendações da Comissão Permanente de IA da UFMG sobre uso da IA : https://www.ufmg.br/ia/recomendacoes/
ARIAS ORTIZ, Elena; CASTRO VERGARA, Nicolás; FORERO PABÓN, Tatiana et al. Inteligencia artificial y educación: construyendo el futuro mediante la transformación digital. NOTA TÉCNICA No IDB-TN-03122. Banco Interamericano de Desarrollo División de Educación, abril de 2025. https://doi.org/10.18235/0013500
CHOI, Yoonsung. Integrating ChatGPT into the Design of 5E-Based Earth Science Lessons. Education Sciences, v. 15, n. 7, p. 815, 2025. https://www.mdpi.com/2227-7102/15/7/815
LIN, Xinyi. Exploring How English Teachers Can Integrate Generative AI into English Language Teaching. Arts, Culture and Language, v. 1, n. 3, 2025. http://dx.doi.org/10.61173/xbe84g72
YANTI, Nafri et al. Indonesian Teachers' Roles in Designing and Utilizing AI-Powered Animated Videos: A Case Study on Classroom Practices and Character Development. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 24, n. 6, 2025.
https://doi.org/10.26803/ijlter.24.6.38
Postar um comentário