3 de out. de 2020

Um modelo com quatro dimensões para medir o capital social dos estudantes

Em junho deste ano as pesquisadoras Mahnaz Charania e Julia Freeland Fisher do Christensen Institute publicaram um documento no qual chamam a atenção para um aspecto pouco atendido até agora, o capital social dos estudantes.

O capital social descreve o acesso e a capacidade dos alunos de mobilizar as redes de relações (relationships) entre eles que os ajudam a promover seu potencial e seus objetivos. Assim como as habilidades e os  conhecimentos, as relações oferecem recursos que direcionam o acesso às oportunidades.

Tomei a liberdade de fazer uma tradução do infográfico da página 7 do relatório com as quatro dimensões do modelo (A four-dimensional framework for measuring students' social capital):

 

As quatro dimensões são:

QUANTIDADE DE RELAÇÕES

Definição: O número de pessoas no tempo em uma rede de estudantes.

Por que importa? Porque quantas mais relações os estudantes tiverem, melhores serão as chances de encontrar apoio e ter oportunidades.

QUALIDADE DAS RELAÇÕES

Definição:
A forma em que os estudantes experimentam as relações.

Por que importa? Porque relações diferentes oferecem diferentes valores sobre como os estudantes precisam evoluir. As relações positivas podem ajudar nas necessidades instrumentais, de  desenvolvimento e de relação.  

ESTRUTURA DAS REDES

Definição: As diferentes pessoas que eles conhecem e as formas em que eles se conectam.

Por que importa? Porque estruturas de redes diferentes servem para diversas funções importantes. Redes fortes de relações entre estudantes oferecem um suporte confiável. Diversas redes proporcionam canais para descobrir novas oportunidades.   

HABILIDADE PARA MOBILIZAR RELAÇÕES

Definição: A forma de pensar e as habilidades que o estudantes precisam ter para ativar as relações.

Por que importa? Porque ensinar aos estudantes o valor do capital social os capacita para que sejam construtores ativos de suas redes. O conhecimento de como cultivar e manter as redes ajuda para manter as relações através de suas vidas.

Referência

CHARANIA, Mahnaz; FISHER, Julia Freeland. The missing metrics: Emerging practices for measuring students’ relationships and networks, Christensen Institute, July 2020. https://whoyouknow.org/measurement-report/


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